Resenha | Um tom mais escuro de magia – Victoria Schwab

By Unknown - 02 fevereiro

Skoob – Avaliação: 4,5/5
Narra as viagens de Kell, um garoto com a habilidade de viajar entre mundos, e que está a serviço do rei da Londres Vermelha, onde mora. Nesse universo fantástico existem quatro mundos conctados, em que só pessoas com a mesma habilidade de Kell podem transitar. A Londres Cinza é a mais parecida com a nossa realidade, sem magia e há muito tempo atrás. A Londres Vermelha, de Kell, é cheia de magia e próspera. A londres Branca também tem magia, mas se pratica uma magia mais obscura e perigosa, terra dos reis gêmeos, ambiciosos e poderosos, e também da única pessoa, além de Kell com a habilidade de viajar entre mundos. E a Londres Preta, que está selada da realidade, ninguém entra e ninguém sai, por causa de uma aumento exacerbado do poder da magia sobre seus usuários.

A intriga entre o rei da Londres Vermelhas e os gêmeos da Lodres Vermelha, faz com que Kell caia em uma armadilha enorme, e tentando desfazer todo a confusão ele encontra Lila, uma garota que se veste de homem e rouba para sobreviver. Cheia de atitude a garota acaba, sem querer, sendo a escudeira de Kell nessa grande aventura.

Um tom mais escuro de magia é o primeiro de uma trilogia, e serve basicamente para apresentar o universo fantástico, os personagens e a situação de cada mundo. Embora tenha bastante cenas de ação empogante, ele é obviamente feito para explicar como as coisas funcionam.

Victoria utiliza elementos de O senhor dos anéis, Harry Potter e Star Wars para montar seu próprio universo, e é magnífico.

Os personagens:

Kell: O protagonista é um garoto carismático e solitário, que sabe que por mais que tenha sido "adotado" pela família real, não passa de mais um empregado, com uma habilidade importante. Mas é leal, acima de tudo, embora sua magia ainda seja bastante fraca, ou ele tenha medo de utiliza-la. Isso não ficou claro no livro, mas várias vezes que ele precisa se defender com a magia, Kell acaba perdendo a luta, ou ficando bastante machucado.

Lila: Um pouco irritante no começo, a postura de negação a feminilidade por necessitar ser forte, que já é um clichê bem batido, e depois da ascenção da Mulher Maravilha, bem controverso, me deixou bastante preocupada com a caracterização dessa personagem. Conforme as coisas vão acontecendo, Lila tira essa máscara de dureza e sua empatia aparece. E é aí que ela fica sensacional. Lila guarda muitos segredos do seu passado, quando ainda morava com seu pai abusivo, e é exatamente por isso que precisou se adequar a sociedade para poder sobreviver em paz. Nessa aventura com Kell, ela consegue deixar de lado a obrigação de parecer um garoto, para ser quem ela realmente quer ser. A magia a liberta.

O que menos gostei: Das idades dos personagens. Eles poderiam ser um pouco mais velhos. Não ligo muito para essas coisas, mas nesse caso em específico, acho que personagens mais maduros seriam mais condizentes com a história.

O que mais gostei: O que me encantou além de tudo, foi a maneira como a magia é apresentada. Sou muito fã de Star Wars, então passei o livro inteiro comparando a magia desse universo com a força. Aqui a magia é um ser vivo, que está no mundo. As pessoas que tem habilidade de transformar a magia conforme sua vontade recebe essa influência, aqui é necessário pedir, quase implorar, para que a magia faça as suas vontades. Você não comanda a magia, você está dentro dela e ela está dentro de você. Muito esperto e diferente.


SINOPSE

Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez... a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam permanecer vivos.

SOBRE O AUTOR

Victoria é autora de romances jovens adultos e de fantasia, como A Guardiã de Histórias e a série Os Tons de Magia. Quando não está escrevendo ou sonhando com monstros em algum café, Victoria gosta de viajar, fazer biscoitos e assistir a séries da BBC.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários